quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Aviso aos pais - aulas canceladas

Hoje é dia de greve nacional de professores e educadores do ensino público contra o modelo de avaliação de desempenho. Os sindicatos esperam uma das maiores greves de sempre, com uma adesão a rondar os 90 por cento. O Governo deu ordem para que as escolas se mantenham abertas.

"Foram dadas indicações às escolas para manterem a funcionar os serviços de refeições, de atendimento aos alunos e todos os serviços que não dependam dos professores. Há alunos que fazem longos percursos para chegar à escola e não podem ser prejudicados", disse ao CM o secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, admitindo que a segurança dos alunos possa ditar o fecho: "Terá de ser avaliado em cada escola pelos órgãos de gestão."

Albino Almeida, da Confederação Nacional de Associações de Pais, prevê "transtornos muito grandes" para famílias e empresas. E os ATL estão já a contar acolher muitas crianças. Mário Nogueira, porta-voz da plataforma sindical, estima que a greve "esteja aos nível das de finais dos anos 80, com o ministro Roberto Carneiro, com 90 por cento de adesão". "Será uma greve histórica, uma das maiores de sempre", disse. Os professores reclamam a suspensão do modelo, o fim da divisão da carreira em titulares e não-titulares e o fim das quotas para as notas máximas.

Para Valter Lemos, "não existe razão para a greve". "O Governo introduziu correcções ao modelo que respondem às reivindicações que os sindicatos fizeram durante meses, mas optaram por ignorar e arranjaram outras questões como a estrutura da carreira, que foi feita há dois anos e as quotas que se aplicam a toda a Função Pública e até em melhores condições para os professores", afirmou, frisando que independentemente da adesão à greve "o Governo já disse que não suspende o modelo".

Nogueira reitera que as mudanças ao modelo só se aplicam este ano e frisa que o Governo "só negoceia limitadamente" porque "recusa a suspensão". A ministra Maria de Lurdes Rodrigues recusou falar da greve em dois eventos públicos onde esteve ontem.

Fonte: Correio da Manhã online (3/12/2008)

Sem comentários:

Enviar um comentário