terça-feira, 23 de março de 2010

Actividades a desenvolver pelas Educadoras durante o mês de Março

Na Sala de aula:
-Vamos limpar Portugal/Ambiente/Reciclagem
-Dia da Água
-Dia da Árvore
-Começo da Primavera
-Trabalho de Páscoa

Fora da sala de aula:
-Visita de estudo ao moinho de Papel no Centro ambiental
-Teatro Libélula (no JI)

quarta-feira, 17 de março de 2010

Entrega de roupa e calçado à Cruz Vermelha

Caros Pais e Encarregados de Educação,

Procedeu-se hoje à entrega à Cruz Vermelha de Leiria da roupa e calçado para crianças que a Associação de Pais dos Capuchos reuniu ao longo do mês de Fevereiro através da iniciativa "Objectivo: 0% frio, 100% agasalhos".

Aberta à participação de outras escolas do Agrupamento D. Dinis em Leiria, apenas a Escola Amarela respondeu de forma positiva e contribuiu decisivamente para ajudar a recolher, no total, cerca de 500 quilos de material para crianças, repartido por mantas e cobertores, carrinhos de bébé, roupa e calçado.

"Esta iniciativa, pensada e organizada pela Associação de Pais dos Capuchos, conseguiu reunir 26 caixotes e 25 sacos com roupa e material muito variado, para menino e menina, e muito calçado. Para além disso, conseguimos que os pais participassem em massa e com particular atenção, pois o que nos foi entregue encontra-se em boas condições para ser usado. Tal como aconteceu com a campanha de Brinquedos no Natal, quando reunimos mais de 200 quilos de brinquedos, provamos que Leiria é uma cidade solidária com quem menos tem", reforçou Filipe Loureiro, presidente da Associação de Pais dos Capuchos.

"Lamento apenas que outras escolas do Agrupamento, por várias razões, não se tenham juntado a nós nesta campanha de solidariedade. Como tal, é da mais elementar justiça destacar o empenho da Associação de Pais da Escola Amarela, na pessoa do seu presidente, Celestino Soares, que meteu mãos à obra e ajudou a aumentar a ajuda para as crianças desfavorecidas do nosso distrito".

Uma vez mais, a Cruz Vermelha de Leiria foi o parceiro escolhido para esta acção de apoio, depois do sucesso que foi a campanha de Natal. E tal como então, os bens angariados têm já destino.

"Parte deste material irá para Castanheira de Pêra, pois trata-se de uma zona com bastantes carências, carências essas que um antigo elemento da Cruz Vermelha de Leiria, agora na Câmara de Castanheira de Pêra, tem identificado. O restante será distribuído por associações e instituições necessitadas, já identificadas, no distrito", explicou Luís Alves, responsável pela Cruz Vermelha de Leiria.

Dando como terminada esta acção, a Associação de Pais dos Capuchos prepara já a terceira iniciativa de apoio, quando passam cinco meses desde que foi eleita. "Trata-se da recolha de alimentação ao longo do mês de Abril, que irá reverter a favor do Banco Alimentar contra a Fome", revelou Filipe Loureiro.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Férias da Páscoa 2010 - Informação

Caros Pais e Encarregados de Educação

A Associação de Pais dos Capuchos informa que criou um plano de actividades para o período de Férias da Páscoa, abrangendo o Jardim-de-Infância (29 Março a 5 de Abril) e Escola Básica (29 Março a 9 de Abril). Coordenado pelas monitoras da Associação de Pais, o mesmo tem um custo de 20 euros por criança do JI e 25 euros por criança da EB. A diferença está no número de dias, superior para a EB. O programa de actividades, dinâmico e variado, está colocado desde hoje (10), nos quadros de informação da associação nos dois estabelecimentos para consulta. Em alternativa, também no blogue capuchos.blogspot.com ou no facebook (Associação Pais Capuchos).

Os interessados devem entrar em contacto com Margarida Bernardino até ao próximo dia 19 de Março, para efectuarem a respectiva inscrição e pagamento. ATENÇÃO: o número mínimo de inscrições é de 15 crianças.

Atenciosamente,

A Direcção.

terça-feira, 9 de março de 2010

Balanço campanha “0% frio, 100% agasalhos”


Campanha “0% frio, 100% agasalhos” termina com balanço muito positivo
Iniciativa da Associação de Pais dos Capuchos recolhe roupa e calçado para crianças carenciadas

Terminou na semana passada a campanha “0% frio, 100 agasalhos” promovida pela Associação de Pais dos Capuchos, iniciativa que tinha como objectivo a recolha de roupa e calçado para crianças desfavorecidas do distrito de Leiria. Durante o mês de Fevereiro, esta iniciativa – alargada a outras escolas do agrupamento D. Dinis – permitiu o armazenamento de dezenas de caixotes e sacos com roupa e calçado variado para crianças, dos 0 aos 15/16 anos.

Desde calças, saias, vestidos, casacos, camisas, camisolas, bibes, chapéus, meias a todo o tipo de calçado (sandálias, sapatos com atacadores/velcro, sapatilhas, chinelos, etc.) e até mantas e cobertores, pais e crianças de algumas das escolas do Agrupamento D. Dinis não deixaram de apoiar esta iniciativa, à imagem do que já tinha acontecido aquando da recolha de brinquedos, antes do Natal. Os bens estão armazenados para serem, agora, entregues à Cruz Vermelha de Leiria para que esta possa definir qual a material a ir para que famílias ou instituições.

“Estamos muito satisfeitos pela adesão de pais e crianças, no seguimento da nossa campanha de brinquedos. Com as temperaturas baixas desta altura do ano, penso que o timing escolhido pela Associação de Pais dos Capuchos foi o melhor. Para além do número de bens que conseguimos reunir está sobretudo a qualidade de roupa e calçado, pois todos sabiam que estes bens eram para crianças e ninguém aproveitou para ‘limpar o armário’, antes pelo contrário. No que diz respeito ao calçado, foram até raros os conjuntos que não vinham dentro das suas caixas de origem…”, recordou Ana Serrador, vice-presidente da Associação de Pais dos Capuchos.

Resta agora apenas reunir todos os bens angariados pelas escolas do Agrupamento D. Dinis que aderiram à iniciativa para que possam ser transportados para as instalações da Cruz Vermelha de Leiria, o que irá acontecer nos próximos dias.

“Os portugueses são solidários e os leirienses são disso um bom exemplo. Do nada conseguimos brinquedos e agora roupa e calçado para crianças necessitadas. Tenho, por isso, toda a confiança nas próximas iniciativas que a Associação de Pais dos Capuchos têm planeadas até final do ano lectivo, nomeadamente a recolha de comida (Abril) e material escolar (Junho)”, reforçou Filipe Loureiro, presidente da Associação de Pais dos Capuchos.

Revitalização da biblioteca do Jardim-de-Infância dos Capuchos

Entretanto, estão já a decorrer os primeiros passos para a revitalização da biblioteca do Jardim-de-Infância dos Capuchos, espaço que não estava a ser aproveitado. Com a colaboração e empenho da coordenadora do espaço, Albina Duarte, a Associação de Pais dos Capuchos vai investir numa nova decoração do espaço e, no seguimento da aquisição de material didáctico e lúdico para o Jardim-de-Infância e Escola Básica dos Capuchos, encetar parcerias para a aquisição de livros e DVD para ajudar a compor o espaço.

Acerca da oferta por parte da Associação de Pais dos Capuchos de oito kits de Primeiros Socorros, entregamos igualmente termómetros electrónicos para cada sala.

Mais informações: capuchos.blogspot.com e Facebook (Associação Pais Capuchos).

quarta-feira, 3 de março de 2010

CONVOCATÓRIA para Pais e Encarregados de Educação

ASSEMBLEIA-GERAL EXTRAORDINÁRIA

CONVOCATÓRIA

Convocam-se todos os associados (pai ou mãe e/ou encarregado de educação) da Associação de Pais da Escola nº7 do 1º CEB e do Jardim-de-Infância dos Capuchos, em Leiria, para estarem presentes na Assembleia-Geral Extraordinária, a realizar no dia 15 (Quinze) de Março, às Vinte horas e Trinta minutos, no Salão Polivalente da Escola Básica, com a seguinte ordem de Trabalhos:

1.                               Aprovação de contas do ano civil anterior;
2.                               Ponto de situação das diversas actividades desenvolvidas;
3.                               Preparação para a apresentação das listas para a eleição dos Órgãos Sociais de 2010/2011;
4.                               Outros assuntos de interesse para a Associação.

No caso de não comparecer o número de associados suficiente para se deliberar, fica desde já convocada uma nova Assembleia-Geral Extraordinária, para o mesmo dia e local, para as vinte e uma hora e trinta minutos, com idêntica ordem de trabalhos.

Nota:
Estão convidados para esta A.G: os corpos docentes das duas escolas, bem como todos os pais e/ou encarregados de educação que não sejam associados, embora, sem participação nas votações.

O Presidente da Mesa da Assembleia-Geral
(Ricardo Cavadas)